Em troca de lhe ter salvo a vida, Padre Dinis (Virgílio Castelo) pede para que Álvaro (Celso Frateschi) escute o que Fernão (Geraldo Mateus) tem a dizer. Fernão confessa a Álvaro toda a sua culpa pelos erros que cometeu e iliba Ângela (Graziella Moretto). O Barão sente-se mal por ter sido injusto com a mulher que amou estes anos todos.
Em Resende, José (Ronnie Marruda) trata Zuza (Gabriel Austin) e Rosália (Dani Ornellas) com ternura.
Tadeu (Antônio Grassi) e Joaquim (Erom Cordeiro) viajam para receberem uma nova remessa ilegal de escravos. Júlia (Natália Luiza) vê-os e vai a casa deles saber de Rosália e se eles irão passar a noite fora.
Antônia (Suzy Rêgo), João (Reinaldo Gonzaga), Mateus (Pedro Lamares) e Simão (Miguel Thiré) estão de partida para o Rio de Janeiro e Júlia chega para os avisar que Teresa (Anna Sophia Folch) está praticamente sozinha em casa, na companhia apenas de Baltazar (Marcos Breda)
Domingos (Flávio Galvão) e Rita (Ana Bustorff) estão na expectativa para a chegada de Manuel (Leonardo Carvalho).
Baltazar dá uma aula de etiqueta com talheres, a Teresa e ao perceber o que se passa do lado de fora da casa, manda-a subir para o quarto, mas é rendido por João com um revólver apontado contra a nuca. Apoiado em Mateus, Simão entra em casa e sobe até ao quarto de Teresa. Antônia espera-os do lado de fora.