Ângela (Graziella Moretto) emociona-se, mas desabafa com o pai por lhe ter causado estes anos todos de sofrimento. Luzia (Vanessa Pascale) está preocupada, pois Álvaro (Celso Frateschi) está para chegar.
Jacinto (Júlio Levy) está encantado com a beleza de Eugênia (Maria Carolina Ribeiro).
Domingos (Flávio Galvão) sabe que Tadeu (Antônio Grassi) pode livrar-se facilmente da acusação de Eugênia e decide preparar uma armadilha.
Baltazar (Marcos Breda) impressiona Tadeu e irrita Joaquim (Erom Cordeiro) com os seus esclarecimentos sobre a política européia.
Teresa (Anna Sophia Folch) escreve mais uma carta para Simão (Miguel Thiré) e, desta vez, Baltazar queima-a no fogão. Agora, o advogado levar por diante o combinado com a prima e planeia a festa de noivado e uma viagem ao Rio de Janeiro.
Baltazar pede permissão a Tadeu para levar Teresa para o Rio de Janeiro. Como ela não deve viajar sozinha com o noivo, Joaquim, a contragosto, deverá acompanhá-los.
Eugênia decide continuar a trabalhar na taberna.
Fernão (Geraldo Mateus) conta para Eugênia que o irmão dela morreu ao tentar defendê-la do escárnio público.
Em Coimbra, Estevão (Nuno Pardal) tem a certeza de que Manuel (Leonardo Carvalho) é o assassino do crime que ele foi acusado.
Baltazar acha que poderá matar Simão no Rio de Janeiro.
Rosália (Dani Ornellas) pede a Teresa para a levar para o Rio de Janeiro, pois tem medo de ficar sozinha com Tadeu e Joaquim.
Simão e Mariana (Julianne Trevisol) beijam-se na despedida.