Padre Dinis (Virgílio Castelo) imobiliza o escravo de Álvaro (Celso Frateschi) e dá a chance de Ângela (Graziella Moretto) escapar, mas a baronesa recusa-se a fugir. Ela revela ao padre que o marido a maltratou e que depois tentou matar-se, o que para ela mostra que o barão também é vítima do amor. Ângela também revela que está apaixonada por um homem.
Em Resende, Júlia (Natália Luiza) confessa a Jacyra (Iracema Starling) que conhece Domingos (Flávio Galvão) e Tadeu (Antônio Grassi) há mais de 20 anos, desde que chegou de Portugal e viveu com os pais num pequeno povoado onde os dois, hoje inimigos, também viviam. As duas fazem um pacto de segredo e amizade.
Tadeu conta a Baltazar que a inimizade que tem por Domingos de Azevedo começou quando ambos, ainda jovens, conheceram Júlia, filha de comerciantes portugueses,. Tadeu revela que Júlia se entregou a ele, mas escolheu casar-se com Domingos. Ele revelou ao adversário que a noiva se tinha entregue a ele. Domingos humilhou Júlia no altar da igreja, no dia do casamento, que acabou por não acontecer.
Ângela aconselha o Padre Dinis a procurar pela parteira que a ajudou quando o filho Pedro nasceu.