Em Lisboa, Leopoldo de Saavedra, na verdade Alberto de Miranda (Felipe Camargo), surpreende-se com a proposta de Elisa (São José Correia) e hesita em aceitá-la.
No Rio de Janeiro, o Padre Dinis (Virgílio Castelo) revela a Pedro a história de seu passado, desde o dia em que foi arrancado do colo da mãe, até ela se tornar prisioneira de Álvaro e ser proibida de ver o próprio filho.
Teresa (Anna Sophia Folch) vai confessar-se e Joaquim (Erom Cordeiro) espera por ela. Para surpresa dela é Simão quem está no confessionário.
Perdida em pensamentos, Mariana (Julianne Trevisol) lava roupa e conta ao pai o que aconteceu na praça do chafariz. O ferreiro João Araújo (Reinaldo Gonzaga), revela ter uma dívida de gratidão para com o pai de Simão, o juiz Domingos de Azevedo (Flávio Galvão).
Em Lisboa, Samuel (Michel Bercovitch) aconselha Alberto a aceitar o pagamento sugerido por Elisa. De volta a Resende, Simão e Teresa conversam apaixonados no confessionário e combinam um novo encontro no dia seguinte. Joaquim vê que o Padre Bernardo (Adriano Reys) não está no confessionário e vai ter com Teresa, desconfiado. Júlia (Natália Luiza), que observa tudo, atrapalha Joaquim e acaba por ser empurrada, mas consegue dar tempo a Simão, que sai a correr da igreja.
Na residência dos Azevedos, Mateus (Pedro Lamares) impressiona-se com as habilidades de Ana (Bruna Brignol) a manejar a espada. Simão chega a casa contente e a irmã dá-lhe o recado do juiz. Em casa dos Dias, Joaquim conta ao pai o ocorrido na igreja.
Na Câmara Municipal, Simão fica impaciente com as formalidades do pai, o juiz Domingos, e acaba por receber voz de prisão.