Ângela (Graziella Moretto) sabe que Álvaro (Celso Frateschi) tem direitos perante a lei e se entrega ao marido.
Padre Dinis (Virgílio Castelo) quer provar para o barão que Ângela é inocente e foi obrigada pelo pai a enganar o barão. O padre decide, então, procurar o cigano que lhe vendeu Pedro, ainda bebé.
A caminho do Brasil, Alberto (Felipe Camargo) envolve-se com a viúva (Mariana Costa Pinto). Elisa (São José Correia) prepara as suas bagagens para a viagem ao Brasil.
Ângela se sente humilhada após ter estado com Álvaro.
Em Resende, Baltazar (Marcos Breda) quer levar Teresa (Anna Sophia Folch) para o Rio de Janeiro e pede permissão a Tadeu (Antônio Grassi).
Diante de Rosália (Dani Ornellas), Joaquim (Erom Cordeiro) castiga Zuza (Gabriel Austin) com a palmatória por ele ter saído de casa sem o avisar.
Júlia (Natália Luiza) convence Jacinto (Júlio Levy) a deixá-la entrar na cadeia para falar com Mateus (Pedro Lamares). O português pede para a mendiga avisar Simão (Miguel Thiré) sobre a revista que o juiz mandou fazer em todas as casas da cidade.
Tadeu cobra mais uma vez a dívida que João (Reinaldo Gonzaga) tem com ele e manda o ex-matador atirar em Simão diante do pai.