Álvaro (Celso Frateschi) vai buscar Ângela (Graziella Moretto) na hora da partida para o convento e o Padre Dinis (Virgílio Castelo) não oferece resistência, pois sabe que o barão tem a lei do seu lado.
Baltazar (Marcos Breda) propõe a Teresa (Anna Sophia Folch) uma troca: ele a apresenta à sociedade do Rio de Janeiro como sua noiva para alcançar um cargo de prestígio e, depois, facilita a fuga da prima para Europa com Simão (Miguel Thiré).
Consciente, Simão tenta levantar-se da cama, pois quer saber notícias de Teresa. Mariana (Julianne Trevisol) pede para o pai conseguir as informações, já que também foi vista no tiroteio.
Álvaro beija Ângela à força e ela tem um forte acesso de tosse.
Frei Adriano (Lafayette Galvão) sugere ao Padre Dinis para procurar por uma terceira pessoa que conheça a história de Ângela para provar a Álvaro que ela é inocente.
Depois de saber pelo detective que Samuel (Michel Bercovitch) foi para o Brasil, Elisa (São José Correia) está decidida a ir para a colónia.
Manuel (Leonardo Carvalho) e Estevão (Nuno Pardal) procuram pelas ruas de Coimbra o homem que tentou assassinar Adelaide (Leonor Seixas). O português acha que ele é, também, o amante da esposa e promete matá-lo.
Domingos (Flávio Galvão) promete conceder a Mateus (Pedro Lamares) a liberdade se ele revelar o paradeiro de Simão.
Teresa aceita a proposta de noivado de Baltazar, mas exige uma prova de que o primo quer mesmo ajudá-la.