Rita (Ana Bustorff) convence o Padre Bernardo (Adriano Reys) a ir a casa de Tadeu Dias (Antônio Grassi) procurar por Simão (Miguel Thiré).
Teresa (Anna Sophia Folch) continua a apanhar do pai. Rosália (Dani Ornellas) teme pela vida dela. Baltazar (Marcos Breda) consegue fazer o tio parar e promete à prima que a vai ajudar.
Padre Bernardo chega a casa de Tadeu e é mal recebido por ele e pelo filho. Mas Baltazar acolhe o padre para manipulá-lo e fazê-lo acreditar que Teresa foi maltratada por Simão e o seu bando. Teresa pede a Rosália para descobrir se o amado está vivo.
No Rio de Janeiro, Frei Adriano (Lafayette Galvão) aceita abrigar Ângela (Graziella Moretto) no convento. Ele preocupa-se com Pedro (Bruno Gradim), agora que o barão sabe da sua existência e sugere ao Padre Dinis (Virgílio Castelo) mandá-lo para fora do Brasil.
Em Coimbra, Adelaide (Leonor Seixas) desespera ao encontrar o bilhete de Manuel (Leonardo Carvalho) numa roupa de Estevão (Nuno Pardal)
A bordo do navio, Samuel (Michel Bercovitch) não quer correr o risco de ser mal recebido no Brasil e elimina o sobrenome judeu Goldberg.
Baltazar finge estar do lado de Teresa e pede para ela confirmar a versão da história que ele contou ao padre. Padre Bernardo desconfia e pede para conversar a sós com Teresa.