Domingos (Antônio Grassi) e Tadeu (Flávio Galvão) trocam acusações sobre o passado. O juiz perde a cabeça e aponta a arma ao inimigo.
Padre Dinis (Virgílio Castelo) impede a guarda de revistar a sua casa, mas não consegue evitar que Álvaro (Celso Frateschi) se volte a apoderar da escrava Luzia (Vanessa Pascale).
Em Lisboa, Elisa afirma à polícia de que tem a certeza de que Leopoldo é o assassino de Arthur (Carlos Vieira). A bordo de um navio para o Brasil, Alberto (Felipe Camargo) envolve-se com uma viúva.
Em Resende, Joaquim (Erom Cordeiro) promete mandar José (Ronnie Marruda) de volta para a fazenda e obriga Rosália (Dani Ornellas) a comer, do chão, a comida que ela levava para Teresa (Anna Sophia Folch).
A febre de Simão (Miguel Thiré) não cede e João (Reinaldo Gonzaga) acha que ele não vai resistir.
Domingos e Tadeu preferem ver os filhos mortos do que juntos. O juiz vê-se obrigado a aceitar a proposta de Baltazar (Marcos Breda) e liberta Tadeu.
Sem notícias de Simão, D. Rita (Ana Bustorff) reza para tentar acalmar-se. Ana (Bruna Brignol) também está preocupada com Mateus (Pedro Lamares).
Simão acorda e chama por Teresa. Mariana (Julianne Trevisol) chora.
No Rio de Janeiro, Luzia não conta a Álvaro onde está Ângela (Graziella Moretto). Padre Dinis quer levar a baronesa para um convento, pois acredita ser a única maneira de a proteger.