Mariana (Julianne Trevisol) reza pela vida de Simão (Miguel Thiré), que muito ferido, delira com o nome de Teresa (Anna Sophia Folch).
Joaquim (Erom Cordeiro) quer castigar Rosália (Dani Ornellas) e Zuza (Gabriel Austin) por eles terem ajudado Teresa a fugir, mas Baltazar (Marcos Breda) não permite.
Zuza conta a Júlia (Natália Luiza) o que aconteceu com Teresa.
Em Lisboa, Elisa (São José Correia) reconhece o corpo de Arthur (Carlos Vieira). Ela está convencida de que Leopoldo de Saavedra, falsa identidade de Alberto (Felipe Camargo), é o assassino do irmão.
De volta a Resende, Baltazar solicita ao juiz Domingos de Azevedo (Flávio Galvão) a imediata libertação de Tadeu (Antônio Grassi).
Rita (Ana Bustorff) desmaia ao saber que o filho foi atingido no peito por um tiro.
Aníbal (Edgar Amorim) conta a Tadeu que viu Domingos e Jacyra (Iracema Starling) beijando-se. Tadeu planeia chantagear o juiz.
Simão está entre a vida e a morte.
Baltazar propõe ao juiz um acordo: ele liberta Tadeu, que, em troca, assina um documento isentando Domingos de qualquer participação nos acontecimentos da noite anterior.
Em Coimbra, Estevão (Nuno Pardal) conta a Manuel (Leonardo Carvalho) que descobriu que Adelaide (Leonor Seixas) tem um amante e promete lavar a sua honra com o sangue dos dois.
No Rio de Janeiro, Ângela (Graziella Moretto) tem medo de que Álvaro (Celso Frateschi) a encontre em casa do Padre Dinis (Virgílio Castelo). O Barão de Barbacena descobre o endereço do padre.
Mateus (Pedro Lamares) resolve ir ao Rio de Janeiro pedir ajuda a Antônia (Suzy Rêgo).