Simão (Miguel Thiré) entra no quarto de Teresa (Anna Sophia Folch) pela janela. Teresa fica desesperada com medo de que alguém os descubra. Lá fora, Mateus (Pedro Lamares) finge estar bêbado para iludir a vigilância de Padre Bernardo (Adriano Reys).
Simão declara-se a Teresa e dá-lhe de presente um livro de poesias. Mateus salva o amigo colocando uma escada para ele sair. Simão e Teresa combinam um reencontro na igreja. O rapaz rouba -lhe um beijo e quase cai da escada.
Antônia (Suzy Rêgo) procura a filha roubada em Resende e pergunta a Jacyra (Iracema Starling) se ela conhece alguma Eugênia.
No Rio de Janeiro, Padre Dinis (Virgílio Castelo) e Pedro (Bruno Gradim) aproximam-se da casa de Ângela (Graziella Moretto) e esperam a saída de Álvaro (Celso Frateschi) e Eugênia (Maria Carolina Ribeiro). Ângela não controla a ansiedade e, com a ajuda de Luzia (Vanessa Pascale), vai até a janela, de onde observa a chegada dos visitantes. Padre Dinis e Pedro estão prestes a entrar quando são surpreendidos pelo Barão de Barbacena. Sem reconhecê-los, Álvaro irrita-se com a presença de estranhos. Pedro discute com o Barão, mas é contido pelo Padre Dinis.
Mais tarde, Álvaro vai até o quarto de Ângela para castigar a esposa por ela ter ido à janela. O Barão deixa-a sem água e comida por um dia e ordena que tapem as janelas do quarto para impedir que a Baronesa veja a luz do sol. Eugênia tenta acalmar o Barão seduzindo-o. Em Resende, Tadeu (Antônio Grassi) convoca alguns homens e vai até a Câmara Municipal exigir castigo imediata para Simão, acusando-o de fazer zaragata