Em Coimbra, Adelaide (Leonor Seixas) acorda e chama pelo marido. Estevão (Nuno Pardal) tenta recompôr-se. Mariana (Julianne Trevisol) diz a Simão (Miguel Thiré) que estará a sua espera caso a história dele com Teresa não dê certo.
Mateus (Pedro Lamares) e Mariana amarram o escravo José (Ronnie Marruda. Simão consegue entrar em casa e encontrar Teresa. Os dois correm a apanhar a charrete, onde Mateus o espera. Simão é atingido por um tiro. João ( Reinaldo Gonzaga) também acerta em Aníbal (Edgar Amorim) e num escravo. Teresa ajuda a pôr Simão, na charrete. Joaquim (Erom Cordeiro) tenta acertar em Mateus, mas dá um tiro na própria irmã.
Rosália e Baltazar (Marcos Breda) levam Teresa desmaiada para dentro de casa. Baltazar manda Joaquim chamar um médico. Joaquim dá uma sova em José.
Teresa acorda e pergunta se Simão está vivo. Muito ferido, Simão quer voltar para buscar a amada.
Simão, Mateus e Mariana fogem para casa de João e a charrete incendeuia-se. Simão está inconsciente. Em Coimbra, Estevão relê o bilhete e tem uma crise de choro.
De volta a Resende, Júlia (Natália Luiza) vê o médico ir a casa de Tadeu.
Simão precisa retirar a bala que está alojada no seu peito, mas eles não podem chamar o médico. João encarrega-se de fazer uma cirurgia caseira. Mariana declara-se a Simão, enquanto ele delira com o nome de Teresa.
Baltazar suborna o médico para ele não contar a ninguém sobre o tiroteio. Ele quer espalhar pela cidade a notícia de que Teresa está à beira da morte, a fim de servir de isca para Simão vir buscá-la.