O homem que empurrou Adelaide (Leonor Seixas) pelas escadas, em Coimbra, confirma a Manuel (Leonardo Carvalho) que o serviço está feito. Estevão (Nuno Pardal) e Manuel saem da biblioteca e avistam Adelaide desmaiada no chão. Eles levam-na para casa e chamam o médico.
Mateus (Pedro Lamares) quer provar a Domingos (Flávio Galvão) que tem boas intenções para com Ana (Bruna Brignol)
Teresa (Anna Sophia Folch) e Baltazar (Marcos Breda) jantam juntos e a rapariga barra todas as investidas do primo.
Domingos (Flávio Galvão) deixa a Câmara e pede reforço na guarda para a chegada de Tadeu (Antônio Grassi). Domingos quer tirar Jacyra (Iracema Starling) da rua e oferece-lhe dinheiro, mas a índia recusa. O juiz pergunta se Tabara (Caio Vydal) é seu filho. Aníbal (Edgar Amorim) vê os dois a beijarem-se no beco. Domingos diz a Jacyra que vai ter de expulsá-la da cidade se ela não sair da praça no prazo de três dias. Júlia (Natália Luiza) desconfia de um envolvimento do juiz com a índia.
Teresa sente-se culpada, pois sabe que Rosália (Dani Ornellas) vai ser castigada por tê-la deixado fugir. A escrava manda o filho Zuza (Gabriel Austin) dormir na rua.
Em Coimbra, Estevão encontra o bilhete de Manuel escondido dentro do vestido de Adelaide, mas não tem tempo de ler, pois o médico anuncia que ela perdeu o bebê. Desesperado, Manuel tenta tirar o bilhete do bolso da camisa de Estevão.
Mariana (Julianne Trevisol) acha que nunca mais irá ver Simão e rouba-lhe um beijo. Joaquim, Aníbal e os escravos colocam-se num local estratégico para impedir a fuga de Simão e Teresa. João (Reinaldo Gonzaga) promete ajudar Simão.
Simão despede-se de Júlia. Adelaide dorme. Estevão lembra-se do bilhete e lê-o.