Os vereadores temem enfrentar Tadeu Dias (Antônio Grassi), mas Domingos (Flávio Galvão) insiste que o comerciante seja preso.
Alberto (Felipe Camargo) tenta convencer Elisa (São José Correia) de que não fez mal a Arthur (Carlos Vieira). Os dois despedem-se definitivamente e a portuguesa declara -lhe todo o seu amor.
Em Coimbra, Manuel (Leonardo Carvalho) vai até a casa de Estevão (Nuno Pardal) e escondido, entrega um bilhete a Adelaide (Leonor Seixas).
Depois de descobrir que o pai é um capanga, Mariana (Julianne Trevisol) não o trata como antes.
Júlia (Natália Luiza) diz a Rosália que Simão a irá buscar às dez da noite.
Armado, Álvaro (Celso Frateschi) sai à procura do Padre Dinis (Virgílio Castelo) e de Ângela (Graziella Moretto). Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) está convencida de que a sua missão naquela casa terminou.
Na casa do Padre Dinis, Ângela está muito melhor. Luzia (Vanessa Pascale) revela que era Eugénia quem mais protegia a baronesa das crueldades de Álvaro.
Eugénia está de partida e confessa a Álvaro que nunca o amou. O barão não aceita ser abandonado mais uma vez e ameaça-a com uma arma de fogo.
Em Lisboa, Elisa continua sem notícias sobre o irmão. Alberto e Samuel deixam a cidade e seguem para o Brasil.
De volta a Resende, Mariana (Julianne Trevisol) chora ao ouvir que Simão ama outra mulher.
Tadeu chega de viagem e traz consigo, Baltazar (Marcos Breda), um primo da família escolhido para ser o futuro marido de Teresa.