Alberto (Felipe Camargo) e Samuel (Michel Bercovitch) conseguem enganar os dois guardas que os abordam e se livram do corpo de Arthur (Carlos Vieira)
No Rio de Janeiro, Padre Dinis (Virgílio Castelo) chega a casa depois de ter um duelo com o Barão de Barbacena e providencia um médico para tratar de Ângela (Graziella Moretto). Antônia (Suzy Rêgo)está admirada com a bravura do padre. Ângela pede ao Padre Dinis para rezar por ela. Tísica, deseja ter saúde para poder desfrutar da companhia do filho por mais tempo, embora o seu estado de saúde seja grave.
Álvaro (Celso Frateschi) embebeda-se e confessa a Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) que sempre amou Ângela.
Dinis pede ao Frei Adriano (Lafayette Galvão) para dar a extrema-unção a Ângela e Pedro (Bruno Gradim) não quer deixar, pois acha que isto significa que a sua mãe está a morrer.
Em Resende, Joaquim (Erom Cordeiro) vai ao quarto de Teresa (Anna Sophia Folch) para provocá-la. Ela não entende o porquê de tanto ódio do irmão. Zuza (Gabriel Austin) cochila enquanto limpa as botas de Joaquim e Rosália (Dani Ornellas) o desperta a tempo de não ser apanhada.
Em Coimbra, Manuel (Leonardo Carvalho) aponta Adelaide (Leonor Seixas) para o misterioso homem que ele contratou e dá-lhe uma quantia.
Ana (Bruna Brignol) e Rita (Ana Bustorff) dirigem-se para a igreja. A portuguesa incomoda-se ao ver Jacyra (Iracema Starling) e Tabara (Caio Vydal) a dormir no chão do largo do chafariz e vai avisar Domingos (Flávio Galvão), que fica chocado ao ver a índia na rua.
Em Lisboa, Alberto e Samuel estão de partida para o Brasil e encontram-se com Elisa (São José Correia), que quer saber notícias de Arthur.