Simão (Miguel Thiré) assina a confissão e Jacinto (Júlio Levy), encabulado, vai a casa do juiz Domingos (Flávio Galvão) confirmar se terá mesmo que o prender.
Em Lisboa, Arthur (Carlos Vieira) está desesperado, pois tem 24 horas para salvar a sua honra e a de Elisa (São José Correia). Alberto (Felipe Camargo) planeia ser um homem de bem quando chegar ao Brasil.
Em Coimbra, Estevão (Nuno Pardal) brinda com Manuel (Leonardo Carvalho), o filho que Adelaide (Leonor Seixas) espera. Ele deseja ter um menino que se pareça com ele.
De volta a Resende, Jacyra (Iracema Starling) e Tabara (Cayo Vidal) estão sem casa para morar e Júlia (Natália Luiza) convida-os para passarem as noites nas ruínas em que vive.
Simão pede a Tabara e Zuza (Gabriel Austin), para distraírem Jacinto. O escrivão fica desesperado ao perceber que o prisioneiro fugiu. Simão esconde-se no confessionário da igreja.
Jacinto informa Domingos sobre a fuga de Simão. Rita (Ana Bustorff) não deixa o marido sair de casa. Ana (Bruna Brignol) pede à mãe para irem à igreja rezarem, mas na verdade, ela quer levar a Simão as roupas femininas.
Jacyra e Tabara vão à taberna como clientes, pois precisam comer. Aníbal (Edgar Amorim) resiste em atendê-los.
Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Álvaro (Celso Frateschi) deixam a fazenda e rumam para o Rio de Janeiro. Luzia (Vanessa Pascale) está com medo da reacção do barão e pede para levar Ângela.