Simão (Miguel Thiré) não sabe o que fazer, pois teme que o seu plano de fuga incrimine o pai.
Tadeu (Antônio Grassi) parte em viagem para o Rio de Janeiro e ordena aos escravos e aos capangas que vigiem Teresa (Anna Sophia Folch), que está trancada no quarto.
Simão pede ajuda a Júlia (Natália Luiza), a Maria Louca da vila, para descobrir o que aconteceu com Teresa na noite anterior. Mateus (Pedro Lamares) sugere que o amigo confesse ter invadido o quarto da amada, para livrar Domingos (Flávio Galvão) de qualquer suspeita de cumplicidade.
Aníbal (Edgar Amorim) faz o acerto de contas com Jacyra (Iracema Starling).
Júlia ronda a casa de Tadeu. Rosália (Dani Ornellas) chega e as duas fazem um pacto secreto para ajudar Simão e Teresa. Joaquim (Erom Cordeiro) percebe a movimentação e espanta a mendiga.
Mateus elabora um plano para ajudar Simão e precisa de roupas de Dona Rita (Ana Bustorff).
Depois de mais uma humilhação de Alberto (Felipe Camargo), Elisa (São José Correia) dá um ultimato ao irmão: ou salva a honra da família, ou será expulso de casa. Enquanto isso, Alberto sonha encontrar a mulher dea sua vida no Brasil.
Na fazenda, Álvaro (Celso Frateschi) quer voltar para casa e Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) tenta convencê-lo a ficar.
No Rio de Janeiro, Antônia (Suzy Rêgo) dá a Ângela (Graziella Moretto) o seu consentimento para vir morar em sua casa, junto com Padre Dinis (Virgílio Castelo) e o filho Pedro (Bruno Gradim). Ângela confessa que sabe do amor de Antônia pelo padre.