Domingos (Flávio Galvão) e Tadeu (Antônio Grassi) ficam frente a frente mais uma vez. O juiz não entende o porquê de o comerciante estar em liberdade. Simão (Miguel Thiré) e Teresa (Anna Sophia Folch) querem saber o motivo de tanta rivalidade entre os pais.
Dentro de casa, Tadeu pega um chicote bate em Teresa e diz que a mata se ela se encontrar de novo com Simão.
Muito nervoso, Domingos chega a casa amparado por Ana (Bruna Brignol). D. Rita (Ana Bustorff) fica preocupada com a ferida no ombro, que voltou a sangrar. Mesmo assim, ele recusa a ajuda de Simão e proíbe-o de sair de casa. Simão, também ferido, está preocupado com Teresa e mantém firme a idéia de fugir com ela. Ana e Mateus (Pedro Lamares) prometem ajudá-lo.
Em Coimbra, Adelaide (Leonor Seixas), que está grávida, reza por uma orientação. Enquanto isso, seu amante, Manuel (Leonardo Carvalho), bebe e envolve-se com uma rapariga. Adelaide decide não abortar e acaba por confessar a gravidez ao marido Estevão (Nuno Pardal).
No Rio de Janeiro, Padre Dinis (Virgílio Castelo) magoa a mão ao tentar defender uma vítima da covardia de três homens. Antônia (Suzy Rêgo) aceita acolher Ângela (Graziella Moretto) em sua casa.