Depois da facada, Alberto (Felipe Camargo) tenta reagir, mas não tem forças. Elisa (São José Correia) vai-se embora, convencida de que matou o amante.
O Padre Dinis (Virgílio Castelo) ouve Antónia (Suzy Rêgo) falar de amor a Pedro (Bruno Gradim) e recua para não ser visto.
Em Coimbra, Manuel (Leonardo Carvalho) pede para Adelaide (Leonor Seixas) fazer um aborto.Em Resende, os vereadores concedem a liberdade a Tadeu (Antônio Grassi) e afastam o juiz de fora,Domingos de Azevedo (Flávio Galvão).
Simão (Miguel Thiré) e Mateus (Pedro Lamares) despedem-se de Ana (Bruna Brignol) e Rita (Ana Bustorff), que começa a chorar.
Rosália (Dani Ornellas) decide por conta própria soltar o filho Zuza (Gabriel Austin) do tronco. José (Ronnie Marruda) ajuda-a.
Samuel (Michel Bercovitch) chama um médico para socorrer Alberto.
Jacyra (Iracema Starling) acusa Tadeu de ter atirado no juiz.
O Padre Dinis espanta-se quando Ângela (Graziella Moretto) lhe diz que sabe do amor de Antônia por ele. A mãe de Pedro acha que está no fim da vida e pede ao padre que a tire da casa de Álvaro para ir morar junto do filho, mas quer a aprovação de Antónia.
Simão vai até a casa de Tadeu buscar Teresa (Anna Sophia Folch) para fugirem e é surpreendido por Joaquim (Erom Cordeiro), que lhe põe uma espada no seu pescoço. Mateus passa uma espada a Simão e começa o duelo.Teresa consegue abrir a fechadura do quarto e fugir.
Rita fala a Domingos que Simão vai fugir para o Rio de Janeiro com a filha de Tadeu...