Estevão (Nuno Pardal) não consegue esconder a gratidão por Manuel (Leonardo Carvalho) levar a mulher a distrair-se.
Diante da incapacidade de Arthur (Carlos Vieira) em salvar a honra da família, Elisa (São José Correia) está decidida a vingar-se pessoalmente de Alberto (Felipe Camargo), que não vê a hora de regressar ao Brasil. Samuel (Michel Bercovitch) também está ansioso porque tem dívidas a pagar no país.
Em Resende, Domingos (Flávio Galvão) quer levantar-se da cama e Rita (Ana Bustorff) tenta impedi-lo. Simão (Miguel Thiré) chega para acalmá-lo e propõe uma conversa em particular com o pai. Simão recebe a benção do pai para deixar a Vila de Resende na mesma noite. Ele só não fala que vai fugir com Teresa (Anna Sophia Folch)
No Rio de Janeiro, Frei Adriano (Lafayette Galvão) aconselha o Padre Dinis (Virgílio Castelo) a abrir o coração a Antónia.(Suzy Rêgo).
Depois de ouvir de Teresa sobre o encontro com Simão, Tadeu (Antônio Grassi) sente-se traído pela filha e promete que Simão não vai viver por muito tempo e que Teresa irá viver fechado no quarto. Diante dos vereadores, ele manipula a história a ponto de pôr Domingos como cúmplice do filho Simão, para raptar Teresa. Com isso, pede a liberdade para proteger a filha e o afastamento do juiz.
No piquenique, Manuel e Adelaide (Leonor Seixas) não conseguem esconder a paixão que sentem um pelo outro.
Fechada no seu quarto, Teresa chora, reza e pede perdão pela planeada fuga com Simão.