Bêbado, Joaquim (Erom Cordeiro) tenta pegar na faca que tem à cintura, mas Simão (Miguel Thiré) consegue desarmá-lo e os dois lutam. Teresa (Anna Sophia Folch) pede para Simão se ir embora, mas ele só deixa a casa depois de Aníbal (Edgar Amorim) garantir que Joaquim não fará nada de mal à irmã. Aníbal aconselha Joaquim a não falar mais com Teresa enquanto estiver nesse estado de embriaguez. Porém o filho de Tadeu Dias continua a beber e humilha o taberneiro.
No Rio de Janeiro, Pedro (Bruno Gradim) está desesperado com a notícia trazida por Luzia (Vanessa Pascale) sobre o estado de saúde da mãe e pede ajuda a Antónia.(Suzy Rêgo).
Ana (Bruna Brignol) oferece-se para cuidar do pai durante a noite, mas Rita (Ana Bustorff) não quer sair de perto do marido. Domingos (Flávio Galvão) começa a delirar e pronuncia o nome de Júlia.João (Reinaldo Gonzaga) está preocupado, pois acha que a mendiga da praça o viu atirar no juiz. Maria (Natália Luiza) e Jacyra (Iracema Starling) estão atrás de notícias do juiz. Simão estranha o interesse da índia. Maria reza pela saúde de Domingos.
No Rio, Antônia vai cuidar de Ângela (Graziella Moretto) e Pedro espera na sala, angustiado. Enquanto isso o Padre Dinis (Virgílio Castelo) na rua, com roupa de cigano, protege uma rapariga das agressões de um militar. Ângela desperta e Antónia assustada apresenta-se como mãe de Pedro. O Padre Dinis acha que a humidade da casa dificulta a recuperação de Ângela e diz-lhe para ir morar com ele. Em Coimbra, Estevão (Nuno Pardal) faz planos para o futuro. Quando ele sai para a universidade, Adelaide (Leonor Seixas) desata a chorar.