Pressionado pela duquesa de Ponthieu, Alberto (Felipe Camargo) tenta esquivar-se e não responde à proposta de casamento de Elisa (São José Correia). Diante de todos os convidados, ela anuncia que aceita o pedido de casamento de Leopoldo de Saavedra, falsa identidade de Alberto. Os dois iniciam uma troca de agressões e insultos, que se estende até ao salão. Quando Elisa, sentindo-se rejeitada, revela todo o passado de pirataria de Alberto para com todos os presentes, o ex-corsário chama-lhe prostituta e critica também os nobres que estão presentes. Arthur tenta intervir mais não impede o vexame. Elisa expulsa todos os convidados e começa a partir tudo. No Rio de Janeiro, Antónia (Suzy Rêgo) confessa a Pedro (Bruno Gradim) que não é irmã de Padre Dinis (Virgílio Castelo). Pedro está convencido de que ela ama Dinis. Do corredor, o padre ouve tudo.
Na casa de Álvaro de Souza (Celso Frateschi), Ângela (Graziella Moretto) está febril e tem um acesso de tosse. Luzia (Vanessa Pascale) procura o Padre Dinis para pedir auxílio.
Em Resende, Maria (Natália Luiza) conta a Teresa (Anna Sophia Folch) que o juiz Domingos (Flávio Galvão) sofreu um atentado. A operação para retirar a bala do ombro do juiz é bem sucedida. Maria quer saber notícias do juiz, mas não é bem recebida por Rita (Ana Bustorff).
De volta a Resende, Simão (Miguel Thiré) visita Teresa. Joaquim desconfia ao ver a luz acesa no quarto de Teresa. Depois de revirar tudo, Joaquim ameaça bater na irmã. Simão, que está escondido atrás de uma cortina, defende a amada e revela-se.