Na Câmara Municipal de Resende, Domingos (Flávio Galvão) não quer tratar de assuntos familiares e, exaltado, pede para D.Rita (Ana Bustorff) se retirar.
Joaquim (Erom Cordeiro) quer dar uma lição em Zuza (Gabriel Austin) e Rosália (Dani Ornellas), mas sob os pedidos de Teresa (Anna Sophia Folch), que assume a culpa por ter burlado a vigilância deles, ele decide castigar somente a mãe.Teresa manda Zuza brincar na rua para não ver a mãe a ser espancada. Teresa desculpa-se com Rosália pelo castigo e sobe a chorar para o quarto, enquanto Joaquim bate na escrava com a palmatória e deixa uma ferida enorme na mão dela.
Na fazenda, Álvaro (Celso Frateschi) continua desconfiado de que Ângela (Graziella Moretto) o trai e quer ir-se embora, mas Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) finge que tem ciúmes e seduz o barão para fazê-lo desistir da idéia.
Padre Dinis (Virgílio Castelo) chama Pedro (Bruno Gradim) para se ir embora e voltar no dia seguinte para visitar a mãe.
João (Reinaldo Gonzaga) sai de casa armado e promete à filha Mariana (Julianne Trevisol) não matar o juiz.
Na casa dos Dias, Rosália está bastante ferida, mas conforma-se. Teresa fica indignada.
Na Câmara Municipal, Joaquim avisa ao pai que já está tudo pronto para fazerem justiça por ele, matando o juiz.
Em Lisboa, Alberto (Felipe Camargo), sob o codigo de nome Leopoldo de Saavedra, chega para a recepção no salão de Elisa (São José Correia) e a ela chama-o para uma conversa em particular. Arthur (Carlos Vieira) tenta controlar a irmã, que está embriagada. Mas ela ignora-o e arrasta Alberto até ao quarto dela e os dois se envolvem.