Mariana (Julianne Trevisol) é atingida pela faca que Baltazar (Marcos Breda) atirou a Simão (Miguel Thiré) e morre nos braços do amado. Simão prende Baltazar e Tadeu Dias (Antônio Grassi) e deixa-os amarrados.
Encurralada por Dinis (Virgílio Castelo), Alberto (Felipe Camargo) e pelo inspector da polícia, Elisa (São José Correia) pega numa arma e foge numa carruagem.
João Araújo (Reinaldo Gonzaga) encontra a filha morta e Baltazar trai Tadeu e acusa o tio de ter matado Mariana.
Encurralada, Elisa atira sobre Eugênia e parte para o duelo de espadas com Ana. As duas lutam violentamente e Ana consegue ferir mortalmente Elisa, que cai de um penhasco e morre.
Em Resende, Teresa (Anna Sophia Folch) reencontra o filho. Domingos e Rita conhecem o neto.
Dinis conta a Antônia que vai voltar para Portugal. Os dois despedem-se e choram.
João bate em Tadeu e afirma que vai acabar com as maldades dos Dias de uma vez por todas. Ele incendeia a casa, pois quer que Tadeu morra no fogo e que todos pensem que ele também morreu. Ele sai de Resende e leva consigo o neto.
Eugênia conta a Alberto que está grávida. Ele quer que o filho se chame Samuel, em homenagem ao melhor amigo. Os dois beijam-se apaixonadamente.
Rosália (Dani Ornellas), José (Ronnie Marruda) e Zuza (Gabriel Austin) ganham a alforria e passam a ser negros livres.
Ao lado do filho, Simão e Teresa finalmente vivem felizes para sempre.
Em Portugal, Dinis, agora sem a batina e como Sebastião de Menezes, reencontra Antônia e os dois beijam-se apaixonadamente.