Mariana (Julianne Trevisol) está furiosa porque Ana (Bruna Brignol), Mateus (Pedro Lamares), Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Alberto (Felipe Camargo) foram cúmplices da fuga de Simão (Miguel Thiré) e Teresa (Anna Sophia Folch).
Emília (Ana Kutner) pede perdão a Carlos (Igor kovalewsky) por ter beijado Manuel (Leonardo Carvalho).
Antônia (Suzy Rêgo) fica desolada quando o Padre Dinis (Virgílio Castelo) conta sobre a morte de Pedro (Bruno Gradim).
Micaela (Cristina Amadeo) ameaça Elisa (São José Correia) com uma faca, pois teme que a duquesa revele que conseguiu a arma de fogo através dela. Elisa consegue desarmá-la e também ameaça matá-la, como fez com Samuel e Pedro.
Simão, Teresa, Júlia (Natália Luiza), Rosália (Dani Ornellas) e José (Ronnie Marruda) chegam a Resende.
Rita (Ana Bustorff), Domingos (Flávio Galvão) e Olinda (Julie Sargeant) chegam a Resende e reencontram Adelaide (Leonor Seixa) e Estevão (Nuno Pardal). Os dois contam?lhes toda a verdade sobre o que aconteceu em Portugal e o que fez Manuel. O juiz quer que Jacinto (Júlio Levy) e Aníbal (Edgar Amorim) partam em busca de Manuel, mas é surpreendido com a chegada de Carlos e Emília, que entregam o filho do juiz.
Álvaro apanha Micaela a entregar o dinheiro ao homem que enganou Luzia. Ele tenta em vão capturá-lo, mas é impedido por Micaela. O barão revela a Ângela que Micaela não é irmã dela de verdade e que foi Micaela quem deu a Elisa a arma de fogo, que matou Pedro. Desesperada, Micaela aponta uma arma aos dois, atira e foge. A bala atinge Álvaro.
Domingos prende Manuel e determina que o filho seja levado à justiça do Rio de Janeiro.