Ângela (Graziella Moretto) vê Dinis (Virgílio Castelo) e Antónia (Suzy Rêgo) a beijarem-se e reage cheia de ciúmes.
O Barão de Saraiva (Henrique Viana) chega à festa e ao ver Dinis, chama-lhe assassino em frente de todos os convidados. Ele revela a todos que Dinis nunca foi padre de verdade e que o seu nome verdadeiro é Sebastião de Menezes. Diante de todos, Dinis revela o seu passado, a sua paixão pela filha do Barão e a trágica morte dela de parto, num convento. Ele pede perdão ao Barão, que faz um escândalo.
Na cadeia pública, Mateus (Pedro Lamares) arma uma grande confusão para distrair a guarda.
Elisa (São José Correia) chora e discute com o pai por ele ter escondido dela a existência de seu avô.
Samuel (Michel Bercovitch) observa Pedro (Bruno Gradim) bêbado na festa e preocupa-se. Ao lado de um quarteto de cordas, Carlos (Igor Kovalewsky) entretém os convidados com a sua música.
Na cadeia pública, Simão, Mateus, Alberto (Felipe Camargo) e Samuel enfrentam os guardas e os escravos de Baltazar (Marcos Breda0 e conseguem fugir com Teresa (Anna Sophia Folch). Na luta, Mateus salva a vida de Samuel
Álvaro (Celso Frateschi) vê de longe Micaela (Cristina Amadeo) entregar uma arma a Elisa.
Na festa, Samuel desconfia da ausência de Pedro e Elisa e resolve ir até ao escritório. Quando chega lá, apanha os dois a roubar os documentos da sua fortuna. Samuel ameaça chamar a polícia e desesperada, Elisa dispara sobre ele.