Pedro(Bruno Gradim)discute com a mãe quando Ângela (Graziella Moretto)diz ao filho que está apaixonada pelo Padre Dinis (Virgílio Castelo). Ao regressar está desolado e concorda em ajudar Elisa (São José Correia)num plano contra Dinis.
Rita (Ana Bustorff) quer que Domingos (Flávio Galvão) ouça o que Júlia (Natália Luiza) tem a dizer a ele quando ambos voltarem ao Brasil.
Dois meses depois, Micaela (Cristina Amadeo) sofre com a chantagem do homem que ajudou a incriminar Luzia (Vanessa Pascale).
Mateus (Pedro Lamares) e Simão (Miguel Thiré) desconfiam que Teresa (Anna Sophia Folch) possa estar na cadeia pública, presa, com as loucas. Ao chegaram lá, Simão reencontra Teresa e ela revela que os dois têm um filho. Simão promete tirá-la de lá.
Simão, Mateus, Ana (Bruna Brignol) e Júlia (Natália Luiza) planeiam libertar Teresa quando Carlos (Igor Kovalewsky) e Emília (Ana Kutner) derem a sua primeira recepção à sociedade do Rio de Janeiro.
Manuel (Leonardo Carvalho) tenta seduzir Emília e beija-a mas é afastado. Pedro ouve Samuel (Michel Bercovitch) e Alberto (Felipe Camargo) falarem que os documentos bancários que garantem a fortuna deles estão no cofre do escritório.
Antónia(Suzy Rêgo) regressa de Resende para a festa de Emília e revê a irmã e a filha, Eugênia (Maria Carolina Ribeiro).
Elisa avisa o Barão de Saraiva (Henrique Viana) de que Dinis estará na festa. Ela e Pedro planeiam roubar os documentos de Alberto. A duquesa pede que Micaela consiga arranjar-lhe uma arma de fogo.