Estevão (Nuno Pardal) e Adelaide (Leonor Seixas) beijam-se e o Padre Bernardo (Adriano Reys) vê a cena escandalizado.
Em Portugal, Olinda (Julie Sargeant) e Rita (Ana Bustorff) estão sob a mira dos soldados franceses que exigem jóias e dinheiro. Domingos (Flávio Galvão) aparece de surpresa e mata dois dos soldados. Quando está prestes a ser vencido pelo terceiro, Rita acerta-lhe com um tiro.
No Rio de Janeiro, a Irmandade Nossa Senhora do Rosário aceita ajudar José (Ronnie Marruda) e Rosália (Dani Ornellas) a comprarem a alforria.
Pedro (Bruno Gradim) encontra o Barão de Saraiva (Henrique Viana) à porta de sua casa e Elisa (São José Correia) revela que o barão é avô dela. Os dois difamam o Padre Dinis (Virgílio Castelo) e tentam convencer Pedro de que ele é uma má pessoa, pois querem a ajuda do rapaz para se vingar.
Em Resende, Jacyra (Iracema Starling) quer largar o emprego na taberna, mas diante dos pedidos insistentes de Tadeu (Antônio Grassi), decide voltar atrás.
Baltazar (Marcos Breda) não quer vender a alforria dos três escravos e manda José escolher entre a de Zuza (Gabriel Austin) e a de Rosália.
Dinis chega a casa e o Barão de Saraiva esconde-se para não ser reconhecido. Pedro interroga o padre para saber se ele fez mesmo os votos. Elisa chega e demonstra surpresa com a pergunta.
Rita convida Olinda a passar uns tempos no Brasil e fugir da guerra.
Pedro pergunta a Álvaro (Celso Frateschi) se ele sabe de algum envolvimento entre o Padre Dinis e Ângela (Graziella Moretto).