Ângela (Graziella Moretto) expulsa o homem da sua casa e diz a Micaela (Cristina Amadeo) que ela é boa demais por dar atenção a esse tipo de gente.
Simão (Miguel Thiré) pede auxílio a Domingos (Flávio Galvão) para salvar Teresa (Anna Sophia Folch) das mãos de Baltazar (Marcos Breda). Apesar de compreender o filho, o juiz não pode tomar nenhuma atitude legal para o ajudar.
Para não serem vistos por ninguém, o Barão de Saraiva (Henrique Viana) e Elisa (São José Correia) encontram-se secretamente num convento e arquitectam um plano de vingança contra Dinis (Virgílio Castelo) e Alberto (Felipe Camargo).
Com a viagem para Portugal, Domingos deixa a câmara municipal sob a responsabilidade de Jacinto (Júlio Levy).Manuel (Leonardo Carvalho) desculpa-se com Domingos por ter seduzido Jacyra (Iracema Starling) e promete ser mais responsável com o trabalho.
No Rio de Janeiro, Teresa sofre presa numa cadeia pública ao lado de criminosas e loucas. Simão intercepta a carruagem de Baltazar e exige saber do paradeiro de Teresa.
Adelaide (Leonor Seixas) declara-se a Estevão (Nuno Pardal) e explica o castigo que aplica em Manuel, que tem de viver sob as ordens dela para não ser denunciado ao pai. Os dois beijam-se.
Manuel confessa os seus crimes a Estevão e Adelaide. Os dois decidem denunciá-lo ao juiz Domingos. Manuel foge de casa e vai pedir abrigo em casa de Carlos (Igor Kovalewsky) e Emília (Ana Kutner, no Rio de Janeiro.
Dois meses depois, na Quinta dos Botelhos, em Portugal, Rita (Ana Bustorff) e Olinda (Julie Sargeant) são atacadas por três soldados franceses.