Ângela (Graziella Moretto) expulsa o desconhecido de sua casa. Luzia (Vanessa Pascale), embriagada, não sabe explicar o que aconteceu. Decepcionada com a escrava, Ângela é consolada por Micaela (Cristina Amadeo).
Simão (Miguel Thiré) reencontra o pai Domingos (Flávio Galvão). O juiz decide voltar a Portugal para buscar a esposa Rita (Ana Bustorff).
Na taberna, Manuel (Leonardo Carvalho) tenta seduzir Jacyra (Iracema Starling). Mais tarde, o juiz procura Manuel, que não dormiu em casa e não apareceu para trabalhar. Ele encontra o filho na cama com Jacyra.
Ângela não quer nem ouvir as explicações de Luzia e decide conceder-lhe a alforria para ela deixar a casa. A escrava sabe que tudo não passou de uma armadilha de Micaela e promete desmascará-la. Sem ter para onde ir, Luzia pede abrigo em casa do Padre Dinis (Virgílio Castelo), que promete ajudá-la.
Dissimulada, Micaela consegue fazer Ângela prometer-lhe metade de suas posses como herança.
Elisa (São José Correia) diz a Luzia que quer ficar sozinha e expulsa-a de casa.
O Barão de Saraiva (Henrique Viana) chega ao Brasil e vai ao encontro de Elisa.
Em Resende, Simão pergunta a Zuza (Gabriel Austin) por Teresa (Anna Sophia Folch). Tadeu Dias (Antônio Grassi)vê-o nos fundos da sua casa.
Luzia encontra José (Ronnie Marruda) e Rosália (Dani Ornellas) na rua e fala-lhes sobre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, que pode ajudá-los a comprar a alforria.
Ângela vê Micaela conversar com o homem que estava com Luzia.