Dissimulada, Mariana (Julianne Trevisol) finge-se surpreendida com a notícia de que Teresa (Anna Sophia Folch) está viva.
No piquenique, Estevão (Nuno Pardal) agarra Adelaide (Leonor Seixas) e beija-a. O Padre Dinis (Virgílio Castelo) conta a Pedro (Bruno Gradim) que Alberto (Felipe Camargo) era o cigano Come-Facas, que lhe salvou a vida quando o pai de Ângela (Graziella Moretto) mandou matar o próprio neto. Ele leva Pedro até Alberto para que ele se desculpe.
João (Reinaldo Gonzaga) quer que a sua esposa Antónia (Suzy Rêgo) volte para casa, mas ela precisa de mais tempo para pensar.
Em Portugal, o Barão de Saraiva (Henrique Viana) conversa com Rita (Ana Bustorff) e Olinda (Julie Sargeant) e está decidido a conhecer o Brasil. Rita está triste, pois Domingos (Flávio Galvão) não manifesta vontade em tê-la por perto novamente.
Mariana procura Baltazar (Marcos Breda) e os dois arqitectam um plano para afastar Simão e Teresa.
Mateus (Pedro Lamares) e Simão reencontram-se e o português promete ajudar o amigo a reencontrar Teresa.
Baltazar quer convencer todos de que Teresa está louca e prepara-lhe um chá de ervas que causam alucinações.
O Padre Dinis pede para Alberto contratar Pedro para trabalhar no seu escritório. Alberto se oferece para ir até à casa de Teresa e contar-lhe toda a verdade.
João pede a ajuda de Dinis para convencer Antónia a regressar a casa.
Depois de tomar o chá, Teresa começa debater-se e a gritar que está cercada por bichos. Alberto chega com Mateus e os dois vêem a jovem a ter alucinações.