Acreditando que Simão (Miguel Thiré) está morto, Teresa (Anna Sophia Folch) desmaia ao revê-lo. Baltazar (Marcos Breda) chega na altura e expulsa-o. Rosália (Dani Ornellas) acode Teresa. Baltazar ameaça Rosália e diz-lhe para ela não contar a ninguém que encontrou um hábito de frei franciscano em sua casa.
Ângela (Graziella Moretto) e Álvaro (Celso Frateschi) vão até ao velório de Frei Adriano (Lafayette Galvão).
Baltazar engana Teresa e diz -lhe que ela o viu pensando ser o Simão. Apesar disso, a rapariga está certa de que era mesmo o seu amado.
O Padre Dinis (Virgílio Castelo) não está conformado e quer descobrir quem foi o assassino de Frei Adriano. Mateus (Pedro Lamares) olha o livro de visitas do convento e vê que Baltazar, Teresa e Simão estiveram com o frei no dia de sua morte.
Júlia (Natália Luiza) vai até à casa de Baltazar para falar a Teresa de Simão, mas não consegue, pois a rapariga sente-se mal. Baltazar pede para Rosália não dizer nada a Teresa sobre a visita de Júlia. Ele tenta convencer Teresa de que ela está a ficar louca.
Em Resende, Estevão (Nuno Pardal) e Adelaide (Leonor Seixas) saem para um piquenique. Domingos (Flávio Galvão) está cada vez mais desconfiado do comportamento do português.
Dinis interroga Baltazar por ele ter feito duas visitas ao convento no mesmo dia. O padre surpreende-se ao aperceber-se da presença de Teresa. Baltazar espera que Dinis se vá embora para pegar no hábito que tinha escondido à pressa e desfaz-se dele, queimando-o numa fogueira.
Elisa (São José Correia) e Pedro (Bruno Gradim) aparecem no escritório de Alberto (Felipe Camargo), que insulta Elisa. Pedro atira-se a Alberto com a espada, mas o ex-pirata consegue desarmá-lo.