O Padre Dinis (Virgílio Castelo) desconfia das verdadeiras intenções de Elisa (São José Correia) ao casar-se com Pedro (Bruno Gradim), mas ela jura amá-lo de verdade. Pedro decide voltar para o Brasil juntamente com Elisa, o Padre Dinis e Mateus (Pedro Lamares) já que as aulas em Coimbra estão interrompidas pela guerra.
Simão (Miguel Thiré) desafia Baltazar (Marcos Breda) e diz que irá todos os dias até à porta de sua casa para ver Teresa (Anna Sophia Folch)
Dois meses depois o Padre Dinis, Pedro e Elisa estão no Rio de Janeiro. Ângela (Graziella Moretto) fica chocada ao saber do casamento de seu filho com Elisa.
Emília (Ana Kutner) aconselha Antónia (Suzy Rêgo) a perdoar João (Reinaldo Gonzaga).
Mariana (Julianne Trevisol) decide voltar para o Rio de Janeiro para ficar com Simão.
Baltazar leva Teresa para se confessar com Frei Adriano (Lafayette Gonzaga). A rapariga diz ao religioso que sente a presença de Simão ao seu lado. No convento, disfarçado de frade, Simão aborda Baltazar e questiona-o por ele manter Teresa como uma prisioneira. Baltazar reconhece Padre Dinis e vê-o entrar na cela de Frei Adriano.
Em Portugal, Olinda (Julie Sargeant) e Rita (Ana Bustorff)estão preocupadas com a proximidade das batalhas à propriedade delas.
Em Resende, Estevão (Nuno Pardal) bate em Manuel (Leonardo Carvalho) e manda-o dizer a todos que foram salteadores que o feriram.
Pedro quer visitar Antônia em casa de Alberto (Felipe Camargo) e Elisa oferece-se para o acompanhar.
Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Antônia não se conformam quando Pedro apresenta Elisa como sua esposa
Receoso de que Frei Adriano conte a Teresa que Simão está vivo, Baltazar mata o frei franciscano.