Pedro (Bruno Gradim) fica assustado com a proposta de casamento de Elisa (São José Correia) e teme a desaprovação de Dinis (Virgílio Castelo).
Adelaide (Leonor Seixas) está assustada com a frieza de Estevão (Nuno Pardal).
Dinis (Virgílio Castelo) diz a Elisa que deverão partir dentyro de dois dias para o Brasil.
Carlos (Igor Kovalewsky) e Emília (Ana Kutner) despedem-se de Domingos (Flávio Galvão) e tentam fazê-lo abrir os olhos a respeito do carácter de Manuel (Leonardo Carvalho)
João (Reinaldo Gonzaga) e Mariana (Julianne Trevisol) conversam melancólicos, pois sabem que não são correspondidos nos seus amores.
No Rio de Janeiro, Baltazar (Marcos Breda) coloca um pó branco no chá de Teresa.
Júlia (Natália Luiza) vai até a casa de Teresa (Anna Sophia Folch) falar pessoalmente com ela, mas não a encontra. Zuza (Gabriel Austin) diz que Teresa está a passar muito mal.
Em Lisboa, Elisa e Pedro fazem amor. É a primeira vez do jovem.O Barão de Saraiva (Henrique Viana) conversa com Rita (Ana Bustorff) e Olinda (Julie Sargeant) sobre o Brasil.
De volta a Resende, Tadeu (Antônio Grassi) está embriagado na taberna e nem se apercebe da presença de Jacinto (Júlio Levy) e Aníbal (Edgar Amorim)
Depois de provocar o mal-estar de Teresa, Baltazar é atencioso e cuida da sua recuperação.
Estevão decide fazer um piquenique com Adelaide e Manuel vê-se obrigado a permitir, mesmo com a preocupação de Domingos acerca da reputação do filho.
Elisa e Pedro saem cedo de casa e regressam casados.