Simão (Miguel Thiré) quer falar com Teresa (Anna Sophia Folch), mas Ana (Bruna Brignol) e Júlia (Natália Luiza) convencem-no a voltar outro dia, quando Baltazar (Marcos Breda) não estiver por perto.
Na frente de Jacinto (Júlio Levy) e Aníbal (Edgar Amorim), Estevão (Nuno Pardal) é cínico e apresenta-se a Manuel (Leonardo Carvalho), como se não o conhecesse.
Tadeu (Antônio Grassi) oferece dois dos seus escravos para ajudar Francisco (Anderson Carvalho) numa nova tentativa de vingança contra João (Reinaldo Gonzaga).
Alberto (Felipe Camargo), Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Mariana (Julianne Trevisol) vão até Resende visitar João e Antônia (Suzy Rêgo). Júlia (Natália Luiza) quase deixa escapar para Mariana que Teresa está viva.
Em Lisboa, Elisa (São José Correia) e o Barão de Saraiva (Henrique Viana) combinam ir ao Rio de Janeiro para se vingarem do Padre Dinis (Virgílio Castelo)
José (Ronnie Marruda) terá de trabalhar mais sete anos para conseguir a sua alforria, a de Rosália (Dani Ornellas) e a de Zuza (Gabriel Austin).
De longe, Simão sofre ao ver Teresa e Baltazar juntos, cuidando do filho dele.
Padre Dinis chega à casa de Olinda (Julie Sargeant) e só não reconhece o Barão de Saraiva porque ele está de costas e simula um acesso de tosse para deixar o recinto. Dinis conta a Elisa sobre os planos de regresso ao Brasil, mas ela diz-lhe que precisa de resolver alguns assuntos pendentes na sua terra. Rita (Ana Bustorff) também não quer voltar enquanto Domingos (Flávio Galvão) não a chamar. Em Resende, Domingos diz a Jacyra (Iracema Starling) que a ama, mas jamais se irá separar de Rita.