Barão de Saraiva (Henrique Viana) fala com ódio de Sebastião de Meneses, uma das identidades de Dinis, e culpa-o por ter passado a vida solitário e recolhido.
Dinis revela a Pedro (Bruno Gradim) os seus segredos guardados sobre as duas mulheres que teve no passado e culpa-se pela morte delas. Elisa pede a Pedro que não conte a Dinis sobre a visita do Barão e dá-lhe um beijo como recompensa.
Na Taberna em Resende, Tadeu (Antônio Grassi) reconhece Francisco (Anderson Carvalho) como o pai de um rapaz morto por João (Reinaldo Gonzaga) e estimula-o a vingar-se.
Estevão (Nuno Pardal) chega à casa de Domingos (Flávio Galvão) e apresenta-se a Emília (Ana Kutner) e Adelaide (Leonor Seixas) como um primo da portuguesa. Adelaide desmaia ao ver o ex-marido.
No Rio de Janeiro, Teresa (Anna Sophia Folch) cuida do jardim e Ana (Bruna Brignol) e Júlia (Natália Luiza) reconhecem-na de longe.. Elas descobrem também que ela está casada com Baltazar (Marcos Breda).
Em Lisboa, Padre Dinis decide voltar para o Brasil e quer que Mateus (Pedro Lamares) o acompanhe.
Barão de Saraiva e Elisa unem-se num plano de vingança contra Dinis e concluem que Pedro tem que ser a primeira vítima.
Francisco está pronto para atirar sobre João (Reinaldo Gonzaga), mas Antônia (Suzy Rêgo) consegue impedir ao acertar um tiro na mão dele. Ela fica desconfiada e quer saber a razão porque aquele homem queria matar João. Ele afirma que foi confundido com alguém.
Teresa confessa-se a Frei Adriano (Lafayette Galvão) e diz que não consegue esquecer Simão (Miguel Thiré).
Ana e Júlia contam a Simão tudo sobre Teresa e o rapaz fica inconformado ao saber que ela está viva e casada.