Tadeu (Antônio Grassi) está determinado a matar o juiz Domingos (Flávio Galvão) e pede para Aníbal (Edgar Amorim) contratar o melhor homem para executar o serviço. Jacyra (Iracema Starling) ouve tudo.
Em Coimbra, Adelaide (Leonor Seixas) vai a casa de Manuel (Leonardo Carvalho), preocupada porque não sabe até quando vai esconder do marido que ama o melhor amigo dele.
Jacyra tenta falar com Domingos, que em público não lhe dá atenção. Ao chegar à taberna, o juiz dá voz de prisão a Tadeu que, junto com Joaquim, ameaça uma resistência, mas acaba cedendo.
No largo do chafariz, Teresa (Anna Sophia Folch) vê o pai a ser levado e pergunta o que aconteceu. Joaquim (Erom Cordeiro) tira a irmã da confusão e percebe uma troca de olhares dela com Simão (Miguel Thiré).
Domingos humilha Tadeu ao colocá-lo preso na mesma cela onde estão os escravos.
Joaquim cobra uma explicação de Teresa para a troca de olhares com Simão. Teresa chora nos braços de Rosália (Dani Ornellas)
Em Coimbra, Estevão (Nuno Pardal) chega mais cedo para ver Adelaide, mas não a encontra em casa. Ele percebe que o livro que Manuel lhe emprestou ainda está lá e decide devolvê-lo ao amigo. Enquanto isso, Manuel e Adelaide fazem amor. Com os olhos marejados, Adelaide vai-se embora e deixa Manuel a dormir. Na rua, ela encontra o marido, que sem desconfiar de nada, acha que a esposa chora de saudades de casa. Para disfarçar, Adelaide conta que estava a caminho da igreja e Estevão a acompanhou.
No Rio, Antônia (Suzy Rêgo) vai visitar a irmã Emília (Ana Kutner) no cortiço e tenta a consolar: apesar da situação de pobreza, ela e o marido, o músico Carlos Salgado (Igor Kovalewski), são felizes.