Emília (Ana Kutner) e Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) tentam fazer com que Antónia desista de se casar com João (Reinaldo Gonzaga), pois sabem que ela ama Dinis (Virgílio Castelo).
Diante das dificuldades em fazer negócios na colónia e ainda mais depois do escândalo protagonizado por Elisa (São José Correia) frente à sociedade carioca, Samuel (Michel Bercovitch) sugere que Alberto (Felipe Camargo) passe uma temporada em Londres.
Simão (Miguel Thiré) pensa em ir para Portugal e Mariana (Julianne Trevisol) oferece-se para ir com ele. João cobra dele a promessa de assumir a paternidade do seu neto.
Domingos (Flávio Galvão) ganha um voto de confiança do Vice-Rei e poderá ocupar de novo o seu cargo em Resende.
Em Resende, já acreditando na morte de Teresa, Simão casa-se com Mariana. No Rio de Janeiro, sem ter outra alternativa, Teresa casa-se com Baltazar.
Conforme a orientação de Ana (Bruna Brignol), Júlia (Natália Luiza) deixa Resende e despede-se de Jacyra (Iracema Starling).
Rita (Ana Bustorff) prepara-se para viajar para Portugal e teme deparar-se com as mudanças, depois de tanto tempo longe.
Manuel (Leonardo Carvalho) quer impedir que Aníbal (Edgar Amorim) se hospede em sua casa, mas Adelaide (Leonor Seixas)consegue que ele aceite. Domingos contrata Manuel e Aníbal para trabalharem na Câmara Municipal de Resende. Tadeu (Antônio Grassi) aparece para desafiar o juiz e ameaçar Aníbal.
Simão volta ao Rio e apresenta Mariana como sua esposa.
Álvaro (Celso Frateschi) diz a Ângela (Graziella Moretto) que deixará a casa dela.