Alberto (Felipe Camargo) confessa a Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) que se sujeitou às chantagens de Elisa (São José Correia), pois teve medo que ela contasse ao padre Dinis (Virgílio Castelo),tudo o que aconteceu em Portugal.
Tadeu (Antônio Grassi) quer voltar de imediato para Resende e vingar-se de Aníbal (Edgar Amorim). Baltazar (Marcos Breda) pede para ele ficar no Rio de Janeiro para assistir ao enforcamento de outro preso condenado e dizer a Teresa (Anna Sophia Folch) que fora Simão (Miguel Thiré).
Rita (Ana Bustorff) quer que o filho vá com ela a Portugal.
Teresa (Anna Sophia Folch) não se sente bem e Baltazar comemora, pois, conforme o planeado ela não terá forças para sair da cama e ver o suposto enforcamento de Simão.
Ana (Bruna Brignol) pede a Aníbal que leve um recado a Júlia (Natália Luiza). A rapariga quer que ela seja sua dama de companhia, depois de casar.
Com medo que Simão descubra que Teresa está viva, Mariana (Julianne Trevisol) quer impedir a ida dele para Resende. Ela convence o pai a ir com ela para o Rio de Janeiro, atrás de Simão.
Tadeu manda José (Ronnie Marruda) ficar de longe e o escravo pensa que é Simão quem é enforcado.
Simão e Mateus (Pedro Lamares) chegam a Resende e ficam surpreendidos quando Manuel (Leonardo Carvalho) lhes apresenta Adelaide (Leonor Seixas) como a viúva de Estevão (Nuno Pardal) e sua actual esposa.
Tadeu conta com detalhes a Teresa como foi o enforcamento de Simão.
Emília (Ana Kutner) e Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) espantam-se quando Antónia (Suzy Rêgo) lhes fala de sua intenção de casar com João (Reinaldo Gonzaga)