Depois da absolvição de Simão (Miguel Thiré), Rita (Ana Bustorff) fala a Domingos que está decidida a passar uns tempos em Portugal e pede a sua autorização. Ela também pede ao marido que permita o casamento de Ana (Bruna Brignol) e Samuel (Michel Bercovitch)
Tadeu (Antônio Grassi) não se conforma com o resultado do julgamento e quer fazer justiça com as próprias mãos.
Simão quer ver Teresa (Anna Sophia Folch) de qualquer maneira e pede a Mariana (Julianne Trevisol) que o leve até a casa dela, mas a camponesa nega-se, pois teme que ele descubra a farsa. João (Reinaldo Gonzaga) quer que Mariana atenda o desejo de Simão e compromete-se a ir junto, para garantir que o rapaz não seja visto.
Simão invade a casa de Baltazar (Marcos Breda) e dá de caras com Tadeu, que lhe diz que o corpo de Teresa já foi enterrado num local secreto.Baltazar leva Teresa à cadeia para ver Simão, mas depois de conversar com um soldado, ele mente-lhe e diz-lhe que os condenados à forca não podem receber visitas.
Domingos decide dar o seu consentimento para Ana casar com Samuel e Mateus (Pedro Lamares) tenta impedir.
Baltazar vai dar doses mais fracas do remédio a Teresa para que ela não esteja bem de saúde na hora do suposto enforcamento de Simão.
Antónia (Suzy Rêgo) decide aceitar o pedido de casamento de João.
Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) pergunta a Alberto (Felipe Camargo) se ele dormiu com Elisa (São José Correia) em Resende.