No tribunal, Simão (Miguel Thiré) admite que é culpado por amar demais. Domingos (Flávio Galvão) surpreende e defende o filho ao dizer que ele agiu em legítima defesa na morte de Joaquim (Erom Cordeiro).
O juiz Tarquínio (Daniel Barcellos) pede um tempo para pensar. Baltazar (Marcos Breda) acha que vai perder o julgamento.
Alberto (Felipe Camargo) pede perdão a Antónia (Suzy Rêgo) por ter escondido de todos o seu passado.
Elisa (São José Correia) finge arrepender-se e pede ao Padre Dinis (Virgílio Castelo)que lhe perdoe.
Para tentar mudar o rumo da sentença final do juiz, Tadeu (Antônio Grassi) inventa que Teresa (Anna Sophia Folch) morreu e, em seguida, regressa a casa, fingindo estar abalado.
Samuel (Michel Bercovitch) pede ajuda a Antónia para convencer Domingos a permitir o casamento dele com Ana (Bruna Brignol).
Simão fica inconsolável com a notícia da morte de Teresa e mal dá ouvidos ao anúncio de sua absolvição feita pelo juiz. Domingos agradece a Aníbal (Edgar Amorim) pela defesa de Simão e promete protegê-lo das maldades de Tadeu.
Ângela (Graziella Moretto) ama o Padre Dinis e entristece-se com a sua partida. Álvaro (Celso Frateschi) desilude-a e afirma que esse amor não é correspondido.
Conforme o planeado por Baltazar, Mariana (Julianne Trevisol) corre a dar a notícia a Teresa da condenação de Simão. Tadeu chega e confirma que Simão será enforcado em breve.