Diante de todos os convidados, Elisa (São José Correia) revela que, além de ser um ex-pirata, Alberto (Felipe Camargo) é o assassino do seu irmão. Antônia (Suzy Rêgo) e Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) ficam horrorizadas e saem. Padre Dinis (Virgílio Castelo) chega para as acalmar. Ele redime Alberto e diz a Antônia e Eugênia que já o perdoou pelo assassinato do seu filho, pois ele agiu em legítima defesa. Dinis pede a Eugênia para confiar em Alberto e não desistir do casamento.
Tadeu Dias (Antônio Grassi) testemunha no tribunal e faz várias acusações contra Simão.
Padre Dinis também isenta Alberto de culpa, diante dos convidados, e sai levando Elisa.
Mateus dá o seu depoimento, mas este é desconsiderado por causa do envolvimento dele nos factos relatados. Para surpresa de todos, Aníbal (Edgar Amorim) resolve depôr de forma voluntária a favor de Simão.
Pedro (Bruno Gradim) despede-se de Ângela (Graziella Moretto), Álvaro (Celso Frateschi) e Luzia (Vanessa Pascale) e parte rumo a Portugal para completar os seus estudos.
Alberto esclarece tudo sobre o seu passado para Eugênia. A moça acredita na redenção do pirata e decide continuar a cerimónia do casamento. Padre Bernardo (Adriano Reys) casa os dois.
Simão surpreende e toma a palavra para dizer que é culpado.