Antônia (Suzy Rêgo) não acredita quando Álvaro (Celso Frateschi) lhe diz que encontrou Ângela (Graziella Moretto) e Dinis (Virgílio Castelo) a beijarem-se.
Elisa (São José Correia) e Pedro (Bruno Gradim) preparam-se para viajar para Portugal.
Antônia leva Domingos (Flávio Galvão), Rita (Ana Bustorff) e Ana (Bruna Brignol) a casa de Emília (Ana Kutner) e Carlos (Igor Kovalewsky). Emília ajuda Ana a localizar Samuel (Michel Bercovitch).
Jacinto (Júlio Levy) entrega a Tadeu Dias (Antônio Grassi) a convocatória para o julgamento de Simão (Miguel Thiré) no Rio de Janeiro.
Antônia confessa a João Araújo (Reinaldo Gonzaga) o amor que sente por Dinis.
Na taberna de Resende, Júlia (Natália Luiza) e Jacyra (Iracema Starling) perguntam por Domingos. No Rio de Janeiro, o juiz é tratado com frieza pela esposa, D. Rita.
Mariana (Julianne Trevisol) visita Teresa (Ana Sophia Folch), que lhe entrega uma carta para Simão. Mariana entrega a carta a Baltazar (Marcos Breda), que a substitui por outra, que Mariana leva a Simão. Na cela, Mariana convence Simão de que Teresa está à beira da morte.
Ana visita Samuel e diz-lhe que aceita o seu pedido de casamento. Samuel confessa à jovem que é judeu. Os dois beijam-se.
Antônia vê Dinis e Ângela a beijarem-se. Dinis tenta em vão contornar a situação. Ele admite até largar a vida religiosa, mas Antônia não cede.
Em nova visita a Teresa, Mariana conta que espera um filho de Simão.