Hesitante, Frei Adriano (Lafayette Galvão) admite que Dinis não é padre de verdade, pois nunca consagrou os votos. Elisa (São José Correia) finge preocupar-se com o pai, mas comemora ter descoberto o seu segredo.
Na câmara, Júlia (Natália Luiza) humilha Tadeu Dias (Antônio Grassi) e deixa-o enfurecido. Na taberna, Júlia comemora com Jacyra (Natália Luiza) ter recuperado a sua verdadeira identidade e não mais ter que se fingir de louca.
Baltazar (Marcos Breda) oferece-se para criar o filho de Teresa (Anna Sophia Folch) caso Simão (Miguel Thiré) seja condenado à forca. Doente, Teresa tem uma crise e arde em febre. Baltazar decide procurar um médico.
Na cadeia, Simão receba a visita de Mateus (Pedro Lamares), Mariana (Julianne Trevisol), Antônia (Suzy Rêgo), João (Reinaldo Araújo), Ana (Bruna Brignol) e Rita (Ana Bustorff). Mateus tenta convencer Ana de que foi vítima de uma armadilha de Manuel (Leonardo Carvalho) e Elisa, mas Ana confessa que está apaixonada por outro homem. Mateus chora na frente de todos.
Na casa do Barão de Barbacena, Álvaro (Celso Frateschi) não se conforma de ter visto Ângela (Graziella Moretto) beijar o Padre Dinis (Virgílio Castelo).
Antônia oferece a casa de Carlos (Igor Kovalewsky) e Emília (Ana Kutner) para hospedar Domingos (Flávio Galvão) e a sua família, no Rio de Janeiro.
Dinis convida Antônia a viajar com ele para Portugal, mas ela exige que a leve como sua mulher de verdade.
Baltazar convence Mariana a ajudá-lo num plano que fará com que Simão acredite que Teresa morreu vítima da doença. Os dois fazem com que Simão, sem desconfiar de nada, peça a Mariana para confirmar o estado de saúde de Teresa.