Na cadeia, Simão (Miguel Thiré) e Teresa (Anna Sophia Folch) beijam-se.
Elisa (São José Correia) envolve-se com Pedro (Bruno Gradim). Padre Dinis (Virgílio Castelo) aguarda a chegada de um navio para que ele e Elisa partam para Portugal. Pedro oferece-se para os acompanhae na viagem.
Aníbal (Edgar Amorim) conta a Tadeu (Antônio Grassi) que os Azevedo viajaram para o Rio de Janeiro. Tadeu invade a sala do juiz e mesmo diante dos protestos de Jacinto (Júlio Levy) e Cristóvão (Adriano Carvalho), assume o comando da vila.
Emocionada pelo reencontro, Teresa desmaia e desespera Simão. Baltazar (Marcos Breda) aparece e leva a jovem para a sua casa no Rio.
O Juiz Tarquínio (Daniel Barcellos) confirma que o julgamento de Simão se irá realizar em dois dias.
Mais uma vez, Baltazar ameaça os escravos Rosália (Dani Ornellas) e José (Ronnie Marruda).
Na casa de Alberto (Felipe Camargo), Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Emília (Ana Kutner) cuidam dos detalhes do casamento.
Pedro pede o consentimento da mãe para ir estudar para Portugal.
Teresa melhora e tenta sair de casa para rever Simão, mas Rosália conta que Baltazar tém homens armados à porta.
Antônia (Suzy Rêgo), Mariana (Julianne Trevisol) e João Araújo (Reinaldo Gonzaga) decidem visitar Simão na cadeia.
Em Resende, Adelaide (Leonor Seixas) chora com saudades de Portugal e de Estevão (Nuno Pardal).
Padre Dinis perdoa Alberto e concorda que ele matou o seu filho Arthur (Carlos Vieira) por acidente. Alberto oferece-se para pagar os estudos de Pedro em Coimbra.
No largo do Chafariz, Júlia (Natália Luiza) surpreende todos ao aparecer arranjada e bem vestida. Ela surpreende Tadeu na sala do juiz.