O Padre Dinis (Virgílio Castelo) chega a casa de Alberto (Felipe Camargo) e quer ouvir a verdade sobre os acontecimentos em Portugal que resultaram na morte de Arthur (Carlos Vieira). O ex-pirata conta tudo o que aconteceu entre ele e Elisa (São José Correia) e pede perdão a Dinis por ter sido responsável pela morte do filho dele.
Diante da família de Domingos (Flávio Galvão), Júlia (Natália Luiza) conta, para espanto de Rita, que já foi noiva do juiz.
Júlia afirma que é inocente, mas Domingos recusa-se a ouvi-la e continua a pensar que ela era amante de Tadeu Dias (Antônio Grassi) quando estavam juntos.
Na taberna, Jacyra (Iracema Starling) sente-se humilhada por ter sido exposta por Tadeu e Aníbal (Edgar Amorim) tenta consolá-la.
Manuel (Leonardo Carvalho) tenta tocar em Adelaide (Leonor Seixas), mas ela recusa a entregar-se a ele.
O Padre Dinis está arrasado e pede a presença de Antônia (Suzy Rêgo) ao seu lado para o confortar.
Baltazar (Marcos Breda) regressa sem pistas sobre a fuga de Teresa (Anna Sophia Folch). No Rio de Janeiro, Mariana (Julianne Trevisol) vai encontrar Simão na cadeia. Teresa, Rosália (Dani Ornellas), José (Ronnie Marruda) e Zuza (Gabriel Austin) partem por uma caminho secreto rumo à capital.
Apaixonado, Pedro (Bruno Gradim) só tem olhos para Elisa (São José Correia).
Álvaro (Celso Frateschi) está disposto a tudo para reconquistar o coração de Ângela (Graziella Moretto).
Baltazar sugere a Tadeu contar aos vereadores que Teresa foi raptada pela quadrilha dos amigos de Simão.
O Padre Dinis coloca Alberto e Elisa frente a frente, pois sabe que um dos dois está a mentir.