Júlia (Natália Luiza) desespera com o sumiço do retrato de Domingos (Flávio Galvão) e acha que o juiz acabará por descobrir quem ela é realmente.
Adelaide (Leonor Seixas) diz a Domingos que os papéis do casamento dela com Manuel (Leonardo Carvalho) foram perdidos no navio. Ela obriga o amante a obedecer-lhe, se não quiser pagar pelos crimes que cometeu em Portugal.
Com uma faca, Baltazar (Marcos Breda) consegue solta-se das cordas. Teresa (Anna Sophia Folch), Rosália (Dani Ornellas), José (Ronnie Marruda) e Zuza (Gabriel Austin) passam a noite escondidos na casa de João (Reinaldo Gonzaga) e planeiam partir para o Rio de Janeiro.
No Rio, Mariana (Julianne Trevisol) e João chegam à casa do Padre Dinis (Virgílio Castelo) para visitar Simão (Miguel Thiré), que está preso.
Antônia (Suzy Rêgo) finalmente perdoa Samuel (Michel Bercovitch) por ele no passado ter roubado a mãe dela.
Diante dos vereadores, Tadeu (Antônio Grassi) coloca Domingos frente a frente com Jacyra (Iracema Starling) e Júlia e apresenta-as como amantes do juiz. Ele fica chocado ao saber que a mendiga conhecida como Dona Maria é, na verdade, Júlia Queiroz, de quem já foi noivo no passado.