Padre Dinis (Virgílio Castelo) empurra Elisa (São José Correia) e evita que o tiro atinja Alberto (Felipe Camargo). Aos gritos, Elisa acusa o ex-pirata de ter matado Arthur (Carlos Vieira), irmão dela e filho de Dinis.
Surpreso com a invenção de Adelaide (Leonor Seixas), Manuel (Leonardo Carvalho) é obrigado a corroborar a mentira de que eles são casados. Rita (Ana Bustorff) abraça a nora.
No Rio de Janeiro, Dinis bate em Elisa ao entender que ela e Alberto são amantes. Com a espada na mão, ele desafia Alberto. Os dois lutam violentamente, já que Dinis não ouve os apelos para que parem o duelo. Dinis pergunta se ele matou mesmo o seu filho e Alberto confirma que sim.
Samuel (Michel Bercovitch) visita Carlos (Igor Kovalewsky) e Emília (Ana Kutner) para presenteá-los com uma volumosa quantia em dinheiro e a escritura de uma casa.
Na prisão, Simão (Miguel Thiré) pensa em Teresa (Anna Sophia Folch). Em Resende, Baltazar (Marcos Breda) descobre que a jovem está grávida.
Samuel leva Emília e Carlos para conhecer a nova casa e pede perdão por tudo o que causou à mãe dela, a Antônia (Suzy Rêgo) e a ela no passado. Emília perdoa Samuel. Antônia chega com Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Emília finalmente conhece a sobrinha.
José (Ronnie Marruda) quer que Rosália (Dani Ornellas) e Zuza (Gabriel Austin) fujam com ele.
Dinis e Alberto lutam até à exaustão. Elisa interrompe a luta e pede clemência, pois não quer perder também o pai. Elisa conta ao pai a sua versão sobre o envolvimento com Alberto e a morte de Arthur.
Júlia (Natália Luiza) volta à sua caverna e descobre que o retrato que guardava, de Domingos (Flávio Galvão) desapareceu.