Baltazar (Marcos Breda) oferece dinheiro a Mariana (Julianne Trevisol) para que ela possa viajar para o Rio de Janeiro e ajudar Simão (Miguel Thiré). Em troca ele quer que ela o informe todos dos passos do amado e o mantenha longe de Teresa (Anna Sophia Folch). Mariana aceita colaborar com o plano.
Elisa (São José Correia) exige que Alberto (Felipe Camargo) cancele o casamento com Eugênia (Maria Carolina Ribeiro), mas o ex-pirata confirma que já marcou a data e que não vai aceitar as chantagens da duquesa. Elisa ameaça denunciá-lo pelo assassinato de Arthur (Carlos Vieira) e no meio da discussão, Alberto aperta o pescoço de Elisa.
De volta a Resende, Júlia (Natália Luiza) conversa com Jacyra (Iracema Starling) sobre o amor que sente por Domingos (Flávio Galvão).
No Rio de Janeiro, o juiz conhece Tarquínio (Daniel Barcelos), o juiz carioca que vai julgar Simão.
Teresa tem um plano para fugir e precisa da ajuda de Rosália (Dani Ornellas), mas continua com enjôos devido à gravidez.
Samuel (Michel Bercovitch) evita que Alberto perca a cabeça e consegue separá-lo de Elisa, que jura vingança. Os dois acham melhor contar toda a verdade sobre a morte de Arthur para o Padre Dinis (Virgílio Castelo) antes que Elisa o faça.
Dinis leva Álvaro (Celso Frateschi) de volta para casa. Ao rever Ângela (Graziella Moretto), o barão de Barbacena recupera a memória e de joelhos, pede perdão à esposa por todo o mal que lhe causou. Ela perdoa-o, mas não se entusiasma em viver maritalmente com ele.
Elisa chega a chorar a casa do seu pai e inventa que foi atacada por um escravo. Pedro (Bruno Gradim) vê-a pela primeira vez e fica encantado com a beleza da duquesa.