Baltazar (Marcos Breda) leva Tadeu (Antônio Grassi) e Teresa (Anna Sophia Folch) para a cozinha, para que pai e filha possam conversar em particular. Tadeu não perdoa Teresa e culpa-a pela morte de Joaquim (Erom Cordeiro).
Manuel (Leonardo Carvalho) conta à mãe que está apaixonado por Elisa (São José Correia). Rita (Ana Bustorff) entusiasma-se com a possibilidade de casar o filho com uma nobre.
Disposta a tudo para salvá-lo, Mariana (Julianne Trevisol) visita Simão (Miguel Thiré).
Domingos (Flávio Galvão) leva Simão para a cadeia no Rio de Janeiro, onde o filho será julgado por outro juiz. Simão sente-se abandonado.
Acompanhada por Ana (Bruna Brignol), D. Rita vai a casa dos Dias pedir pelo fim do ódio entre as duas famílias. Em vão, ela tenta convencer Tadeu a não se vingar de Simão. As duas são expulsas do local.
Padre Dinis (Virgílio Castelo), Mateus (Pedro Lamares) e Elisa chegam ao Rio e reencontram Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) e Antônia (Suzy Rêgo). Elisa afirma que Alberto (Felipe Camargo) a convidou para se hospedar em sua casa.
Júlia (Natália Luiza) volta a Resende a tempo de ver o cortejo de Joaquim passar pela Praça do Chafariz.
Alberto e Samuel (Michel Bercovitch) ficam boquiabertos com a chegada de Elisa e ameaçados por ela, são obrigados a hospedá-la. Incomodada com a presença de Elisa, Eugênia pressiona Alberto para que marquem a data de casamento.
O corpo de Joaquim Dias é velado na igreja de Resende.
Baltazar propõe uma aliança a Mariana (Julianne Trevisol), para que juntos executem um plano para separar Teresa e Simão definitivamente.