Domingos (Flávio Galvão) teme que Simão (Miguel Thiré) seja condenado à morte pelo assassinato de Joaquim (Erom Cordeiro).
Na taberna, Mateus (Pedro Lamares) quase briga com Manuel (Leonardo Carvalho) por causa da prisão de Simão, mas é contido por Jacyra (Iracema Starling).
Depois de passar horas abraçado ao filho morto, Tadeu (Antônio Grassi) é retirado de perto de Joaquim por Baltazar (Marcos Breda).
Zuza (Gabriel Austin) pergunta a José (Ronnie Marruda) se ele tem que chorar a morte do pai.
Antes de voltar para o Rio com Alberto (Felipe Camargo), Samuel (Michel Bercovitch) procura por Ana (Bruna Brignol) e declara-se a ela.
Em casa, Rita (Ana Bustorff) está nervosa sem ter notícias de Simão e Domingos. Ana e Elisa (São José Correia) tentam acalmá-la. Ao saberem do que aconteceu, Ana e Rita vão à câmara.
Padre Dinis (Virgílio Castelo) tenta em vão convencer Simão a não perder as esperanças.
Tadeu reúne os seus homens e segue para a Câmara de Resende disposto a matar Simão com as próprias mãos. Domingos, Dinis, Mateus, Jacinto (Júlio Levy) e Cristóvão (Adriano Carbalho) são obrigados a enfrentar Tadeu, Theobaldo (Renato Rocha) e outros capangas.
Manuel (Leonardo Carvalho) tenta seduzir Elisa.
Antônia (Suzy Rêgo) e Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) chegam ao Rio de Janeiro.
Mateus apresenta-se ao juiz, mas Domingos é convencido pelo Padre Dinis a não o prender.
Mariana (Julianne Trevisol) recusa-se a acreditar que Simão possa ser condenado à morte.
Mateus tenta convencer Ana de que foi vítima de uma armadilha de Manuel para os separar. Rita vê o beijo entre Manuel e Elisa.